
O que comer antes do treino?
Tal como na refeição pós-treino, também no pré-treino devem ser consideradas as necessidades energéticas totais do dia, idade, género, altura, peso, composição corporal, tipo de treino, duração e intensidade realizadas.
A importância da refeição pré-treino
A alimentação antes do treino tem como principal objetivo potenciar o rendimento físico durante o exercício. Como tal, é fundamental garantir a ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono, para assim evitar o surgimento de sintomas como tonturas e enjoos (hipoglicemia). Além de diminuir o desempenho, pode levar ao surgimento precoce da fadiga muscular e consequentemente reduzir os ganhos.
Para a obtenção de resultados é necessário seguir uma alimentação equilibrada de acordo com as necessidades individuais.
O que incluir na refeição pré-treino?
Se a refeição for 1 a 2 horas antes do treino: privilegiar hidratos de carbono complexos, que são lentamente absorvidos, como o pão de mistura ou a aveia, em conjunto com uma fonte proteica magra.
Menos de 1 hora: optar por ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção rápida (ex.: peça de fruta), pobre em gorduras e fibra e moderada em proteína.
Alguns aspetos a ter em conta:
- Mantenha uma hidratação adequada antes, durante e após o treino;
- Prefira alimentos ricos em proteínas magras, como, por exemplo, peru, frango, ovos, queijo fresco, iogurtes;
- Evite refeições ricas em gordura;
- Caso se sinta confortável, não há contraindicações em relação à ingestão de cafeína.
Posso treinar em jejum?
Há quem se sinta bem e confortável com a prática de exercício físico em jejum. Uma vez mais, vai depender da tolerância individual.
Procure um profissional para uma orientação eficaz e direcionada aos seus objetivos.